Dimmen: O Jogo


Em uma cidade qualquer, em um ginásio de esportes qualquer, um menino qualquer se questionava qual a sua importância no mundo. O quão “interessante” é ser mais um no mundo? Apenas viverá e por fim morrerá, ou viverá em base de algo?

Dimmen é a minha contribuição ao Und Maker Beta, um evento interno de um grupo de amigos. Feito no RPG Maker XP, é um jogo que me desafiou bastante. Ele foi baseado em um pequeno conto (sonho) que tive em 2012 e caiu muito bem na temática e o pessoal achou bacaninha. Após alguns meses, resolvi consertar algumas questões cruciais e divulgar para a comunidade, a fim de ter um retorno maior sobre o pequeno jogo.

A aventura se passa no universo de Dimmen (assim como foi chamado), um mundo esquisito e talvez maior do que imaginamos. Compreenda este mundo, conheça os elementos e descubra alguma verdade, ou então A Verdade.


Tons cinzentos e traço rabiscado compõem os gráficos de Dimmen, com uma musiquinha bacana.

Download
itch.ioMega

Para instalar, apenas extraia o jogo utilizando o executável. O jogo possui um instalador de fontes, mas caso não apareça mesmo assim, instale a fonte que está na pasta Fonte.
Caso você já tenha o jogo e queira apenas atualizá-lo, baixe o arquivo Update.


Considerações
Dimmen é um novo mundo a ser explorado – ou desvendado. Hikahi talvez tenha encontrado seu lugar no mundo, mas será necessário descobrir A Verdade. EssA tal Verdade é a chave.

Fazer a Aventura de Dimmen foi um desafio e tanto. Apesar dele ser bem curto (pode durar algumas horinhas) e com desenhos rabiscados, os maiores esforços ficaram nos diálogos e nas interações possíveis do jogo, assim como a sua principal mecânica. O que eu mais ouvi, felizmente, é que o gráfico caiu muito bem na temática do jogo, inclusive com as excepcionais músicas do Studio Ghibli, grande Joe Hisaishi.
O estilo gráfico do seu jogo seria muito porreta em qualquer outro jogo, mas combinou muito bem nesse aqui.
Paulnet
A inspiração é o conto de 2012, meio sem querer acabou virando um artgame e tentei ir mais longe: uma “comunicação sutil” entre o jogo e o jogador. Era algo próximo a minha intenção quando elaborei a progressão do jogo. Se o jogador não “perceber” esse lance, ele vai ficar dando voltas ou com uma ideia errada do jogo. O meu desafio é justamente esse: como fazer o jogador entender isso sem ser direto, e como tornar o jogo interessante/atrativo?
Os pontos fortes do jogo são, certamente, o visual, a trilha sonora e a originalidade, tudo encaixando perfeitamente na atmosfera única do game, mas eu acho que o enredo poderia ser um pouco mais envolvente.
Lich King (Gaming Room)
Ele é bem fluido, mas ele é pouquíssimo intuitivo, ele realmente te deixa completamente perdido, o que não é tão inteligente em game design, MAS eu entendi o conceito e amei a quebra de 4ª parede.
Gabriel Toschi
Achei que a escolha da mecânica foi bem interessante e encaixou bem com a atmosfera proposta pelo criador. Entretanto, faltou um pouco de intuitividade ou de “diversão” na jogabilidade por si só. Não é que o autor tenha feito algo errado, acredito que tenha sido uma consequência natural do estilo de jogo proposto. A maior parte da diversão do jogo acabou ficando por conta da história e do mistério.
Nelsinho William
Pois é, pessoal! É algo que quero melhorar nos meus possíveis futuros trabalhos.

Confesso que tive várias intenções quando falamos sobre a mensagem que o jogo pode trazer. Alguns estão bem claros, outros talvez um pouco mais sutis: o lado bom do artgame é que a interpretação do jogo é única de cada jogador a jogador e quero respeitar muito isso.
Olá! Eu joguei e achei o jogo bem interessante! Pelo visto é sobre revisitar a concepção de sociedade e contrato social, né? Ou seria sobre lavagem cerebral e alienação?
Okami Amaterasu (Mundo RPG Maker)
Esse é o meu tipo de jogo, algo complexo com uma critica a sociedade, ou o simplesmente complexo, de certa forma achei simples e objetiva a critica.
Mo-mo Kawaii (Mundo RPG Maker)
Sim! São algumas críticas. Quando publiquei no Und Maker Beta, tive que esclarecer melhor as minhas intenções (porque o pessoal é meio batata e entendeu nada, afinal o jogo é meio esquisitão mesmo), mas convenhamos: depois de tudo isso mais o jogo, você pode tirar suas próprias conclusões sobre Dimmen e ajudar Hikahi na busca pela Verdade.
Eu tenho dó de quem tentar entender esse jogo sem ajuda nenhuma.
Nelsinho William
Quando vai ter um detonado?? tipo não tem que explicar a história, deixar no ar, deixe as pessoas pensarem por si próprias, mas faça um detonado, quero ver e.e
Mo-mo Kawaii (Mundo RPG Maker)
Para auxiliar a aventura, fiz um detonado interativo. A proposta é tentar “te ensinar a pescar” do que dar o peixe, mas em seguida leva um spoiler mesmo, afinal, é um detonado. Só use se realmente desistir de tentar ou se precisa de alguma orientação. Ah! No final deste detonado tem uma pesquisa de opinião, participe! 🙂

Ufa! É isso aí. Muito obrigado.